O professor Ivo Carraro teve toda sua vida dedicada a educação. Possui duas graduações acadêmicas, a primeira em Matemática e a segunda em Psicologia. Seus estudos continuaram na pós-graduação, onde dedicou-se as áreas de Psicopedagogia e, também, Logoterapia. Hoje é professor de pós-graduação nas áreas de saúde, empresarial e educação. Também é autor do projeto inédito Qual é o seu caminho?, que foi registrado na Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, como material didático/pedagógico.

Depois de atuar por muitos anos na área de educação, o professor Ivo Carraro percebeu que muitos jovens que estão prestes a realizar vestibular nas mais variadas instituições de ensino superior país, têm muitas dúvidas sobre qual caminho escolher, ou se o curso escolhido é realmente o mais indicado. Os motivos que levam a essa indecisão, que é muito natural, podem ser identificados por uma série de fatores como: a pouca experiência de vida dos estudantes, as opiniões pessoais dos familiares, as constantes mudanças no cenário econômico e no mercado de trabalho e a enorme variedade de cursos de graduação oferecidos.

Fatores como esse resultam em muitas desistências já no primeiro ano dos cursos de graduação. E uma desistência provoca frustração tanto no aluno como nos seus familiares, faz com que muito tempo seja desperdiçado e que altos investimentos financeiros não tragam nenhum resultado prático satisfatório.

Com o desejo e a vontade de auxiliar os jovens nessa difícil escolha e reduzir as chances de que esses estudantes façam uma escolha profissional completamente equivocada, o professor Ivo Carraro desenvolveu o projeto Qual é o seu caminho?. O objetivo desse projeto é oferecer orientação profissional e fazer com que o jovem possa seguir a profissão que vai torná-lo um profissional realizado e de sucesso.